Sobre a tosse

Tosse com catarro

A tosse é uma importante reação protetora do nosso corpo. Chamada também de tosse produtiva, torácica ou úmida, a tosse com catarro é o recurso do organismo para eliminar o excesso de muco espesso (também chamado de catarro) das vias aéreas. Em pessoas sadias, o muco costuma ser um líquido gelatinoso branco ou transparente.

Ele captura bactérias e partículas que inalamos, possibilitando sua expulsão pelo movimento dos cílios de células específicas, que transportam o catarro para fora das vias aéreas. O catarro espesso e volumoso dificulta a respiração. Doenças como infecções do trato respiratório, tabagismo ou poluição aérea podem tornar o muco das vias aéreas grosso e mais pegajoso, bloqueando essas vias aéreas e dificultando a respiração. O excesso de catarro pode também piorar as infecções.

O organismo precisa eliminar o catarro, e a tosse é o resultado da sua reação. Um catarro mais leve e solto é mais fácil de eliminar. Pode-se ajudar o processo natural de eliminar o catarro por meio de um expectorante, tal como Mucosolvan®. Mucosolvan® ajuda a soltar o catarro liquefazendo-o, facilitando para o organismo seu transporte para fora das vias aéreas e restabelecendo a liberdade de respiração.